Política de privacidade

Centro Universitário Unijaguaribe

 
    • INFORMAÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES

    A UNIJAGUARIBE valoriza a privacidade de seus usuários e criou esta Política de Privacidade para demonstrar seu compromisso em proteger a sua privacidade e seus dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e demais leis sobre o tema, bem como descrever de que forma sua privacidade é protegida pela UNIJAGUARIBE ao coletar, tratar e armazenar suas informações pessoais.

    A UNIJAGUARIBE segue o Código de Conduta UNIJAGUARIBE (“Código de Conduta”) que representa a missão, a visão e os valores da UNIJAGUARIBE, feito com objetivo de orientar e retratar quais os valores prioritários deste escritório desde sua concepção, sempre visando uma atuação ética de todos os seus funcionários.

    Você declara que fez a leitura completa e atenta desta Política, estando plenamente ciente, conferindo, assim, sua livre e expressa concordância com os termos aqui estipulados, incluindo a coleta dos Dados aqui mencionados, bem como sua utilização para os fins abaixo especificados.

    1.1 Definições

    Usuário: todas as pessoas físicas que utilizarão ou visitarão o(s) Site(s) e/ou Aplicativo(s), maiores de 18 (dezoito) anos ou emancipadas e totalmente capazes de praticar os atos da vida civil ou os absolutamente ou relativamente incapazes devidamente representados ou assistidos.

    LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados, Lei n° 13.709/18 – promulgação: 14/08/2018, vigência da lei: 18/09/2020, vigência das sanções administrativas: 01/08/2021;

    Dados Pessoais: significa quaisquer informações fornecidas e/ou coletadas pela UNIJAGUARIBE e/ou suas afiliadas, por qualquer meio, ainda que públicos, que: (I) identifiquem, ou que, quando usadas em combinação com outras informações tratadas pela UNIJAGUARIBE identifiquem um indivíduo; ou (II) por meio das quais a identificação ou informações de contato de uma pessoa física possam ser derivadas. Os Dados Pessoais podem estar em qualquer mídia ou formato, inclusive registros eletrônicos ou computadorizados, bem como em arquivos baseados em papel. Os Dados Pessoais, no entanto, não incluem telefone comercial, número de celular comercial, endereço comercial, e-mail comercial.

    Dado Pessoal Sensível: Dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa natural.

    Tratamento de dados: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Pode estar em formato digital, analógico ou físico.

    Finalidade: o objetivo, o propósito que a UNIJAGUARIBE  deseja alcançar a partir de cada ato de tratamento das informações pessoais.

    Necessidade: justificativa pela qual é estritamente necessário coletar dados pessoais, para atingir a finalidade, evitando-se a coleta excessiva.

    Bases legais: fundamentação legal que torna legítimo o tratamento de dados pessoais  para uma determinada finalidade prévia por parte da UNIJAGUARIBE.

    Consentimento: autorização expressa e inequívoca dada pelo Usuário titular do dado pessoal para que a UNIJAGUARIBE  trate seus dados pessoais para uma finalidade previamente descrita, na qual a base legal necessária para o ato demande a autorização expressa do titular.

    Anonimização: Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do Tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

    Encarregado (Data Protection Officer – DPO): Pessoa indicada por nós para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

    Cloud Computing: Ou computação em nuvem, é tecnologia de virtualização de serviços construída a partir da interligação de mais de um servidor por meio de uma rede de informação comum (p.ex. a Internet), com objetivo de reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos serviços sustentados.

    Nossos Ambientes: Designa os endereços eletrônicos vinculados à Unijaguaribe e seus subdomínios.

    Conta de Acesso: Credencial necessária para utilizar ou acessar as funcionalidades exclusivas dos Nossos Ambientes.

    Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos Nossos Ambientes, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil.

    IP: Abreviatura de Internet Protocol. É conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos usuários na Internet

    Logs: Registros de atividades de quaisquer usuários que utilizem Nossos Ambientes.

    ID da Sessão: Identificação da sessão de usuários quando é efetuado o acesso aos Nossos Ambientes

    Decisões Unicamente Automatizadas: Trata-se de decisões que afetam um usuário que foram programadas para funcionar automaticamente, sem a necessidade de uma operação humana, com base em tratamento automatizado de dados pessoais

    Esta política se aplica, em geral, a todos os Usuários e potenciais Usuários dos serviços oferecidos pela UNIJAGUARIBE, incluindo Usuários dos sites ou outros meios operados pela UNIJAGUARIBE e resume como a UNIJAGUARIBE poderá coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair os dados coletados, incluindo as informações de identificação pessoal, de acordo com as bases legais aplicáveis e todas as leis de privacidade e proteção de dados em vigor.

    Esta Política se aplica, ainda,  a todos os:

    • Alunos
    • Pais, responsáveis legais e responsáveis financeiros
    • Candidatos
    • Visitantes

    Ao acessar e/ou utilizar o site da UNIJAGUARIBE, o Usuário declara ter no mínimo 18 (dezoito) anos e ter capacidade plena e expressa para a aceitação dos termos e condições desta Política de Privacidade e do Termo de Consentimento para todos os fins de direito.

    Caso o Usuário não se enquadre na descrição acima e/ou não concorde, ainda que em parte, com os termos e condições contidos nesta Política de Privacidade, não deverá acessar e/ou utilizar os serviços oferecidos pela UNIJAGUARIBE, bem como os sites e serviços por ela operados.

    • COLETA E USOS DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

    2.1 O Usuário está ciente de que é único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela em relação aos dados que fornece ou pela sua desatualização, sabendo que é de sua responsabilidade garantir a exatidão ou mantê-los atualizados.

    Quando o Usuário realiza o cadastro e/ou preenche formulários oferecidos pela UNIJAGUARIBE, inclusive nos sites por ela operados, determinados Dados Pessoais solicitados serão mantidos em sigilo e serão utilizados apenas para o propósito que motivou o cadastro.

    Da mesma forma, nós não somos obrigados a tratar quaisquer dos seus Dados se houver razões para crer que tal processamento ou tratamento possa nos imputar qualquer infração de qualquer lei aplicável, ou se você estiver utilizando Nossos Ambientes para quaisquer fins ilegais, ilícitos ou contrários à moralidade

    2.1.1 Todas as tecnologias utilizadas respeitarão sempre a legislação vigente e os termos desta Política.

    • COMPARTILHAMENTO E TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

    A UNIJAGUARIBE não disponibilizará Dados Pessoais coletados em seus sites para corretores de lista de e-mail sem seu expresso consentimento.

    A UNIJAGUARIBE poderá divulgar os Dados Pessoais coletados a terceiros, nas seguintes situações e nos limites exigidos e autorizados pela Lei:

    1. Com os seus clientes e parceiros quando necessário e/ou apropriado à prestação de serviços relacionados;
    2. Com as empresas e indivíduos contratados para a execução de determinadas atividades e serviços em nome da UNIJAGUARIBE;
    3. Com empresas do grupo;
    4. Com fornecedores e parceiros para consecução dos serviços contratados com a UNIJAGUARIBE (como tecnologia da informação, contabilidade, entre outros);
    5. Para propósitos administrativos como: pesquisa, planejamento, desenvolvimento de serviços, segurança e gerenciamento de risco.
    6. Quando necessário em decorrência de obrigação legal, determinação de autoridade competente, ou decisão judicial.
    7. De forma automática, em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação;

    Nas hipóteses de compartilhamento de Dados Pessoais com terceiros, todos os sujeitos mencionados nos itens 1 a 7 deverão utilizar os Dados Pessoais partilhados de maneira consistente e de acordo com os propósitos para os quais foram coletados (ou com os quais o Usuário consentiu previamente) e de acordo com o que foi determinado por esta Política de Privacidade, outras declarações de privacidade de website ou países, e todas as leis de privacidade e proteção de dados aplicáveis.

    • MOTIVOS LEGAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE SEUS DADOS

    Em certas circunstâncias, a UNIJAGUARIBE poderá divulgar Dados Pessoais, na medida necessária ou apropriada, para órgãos governamentais, consultores e outros terceiros com o objetivo de cumprir com a legislação aplicável ou com uma ordem ou intimação judicial ou, ainda, se a UNIJAGUARIBE acreditar de boa-fé que tal ação seja necessária para:

    1. Cumprir com uma legislação que exija tal divulgação;
    2. Investigar, impedir ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais suspeitas ou reais ou para cooperar com órgãos públicos ou para proteger a segurança nacional;
    3. Execução de seus contratos;
    4. Investigar e se defender contra quaisquer reivindicações ou alegações de terceiros;
    5. Proteger a segurança ou a integridade dos serviços (por exemplo, o compartilhamento com empresas que estão sofrendo ameaças semelhantes);
    6. Exercer ou proteger os direitos, a propriedade e a segurança da UNIJAGUARIBE e suas empresas coligadas;
    7. Proteger os direitos e a segurança pessoal de seus funcionários, usuários ou do público;
    8. Em caso de venda, compra, fusão, reorganização, liquidação ou dissolução da UNIJAGUARIBE.

    A UNIJAGUARIBE cientificará os respectivos Usuários sobre eventuais demandas legais que resultem na divulgação de informações pessoais, nos termos do que foi exposto no item 4, a menos que tal cientificação seja vedada por lei ou proibida por mandado judicial ou, ainda, se a requisição for emergencial. A UNIJAGUARIBE poderá contestar essas demandas se julgar que as solicitações são excessivas, vagas ou feitas por autoridades incompetentes.

    • SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

    Todas os Dados Pessoais serão guardados na base de dados da UNIJAGUARIBE ou em base de dados mantidas “na nuvem” pelos fornecedores de serviços contratados pela UNIJAGUARIBE, os quais estão devidamente de acordo com a legislação de dados vigente.

    A UNIJAGUARIBE e seus fornecedores utilizam vários procedimentos de segurança para proteger a confidencialidade, segurança e integridade de seus Dados Pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento desses dados.

    Embora a UNIJAGUARIBE utilize medidas de segurança e monitore seu sistema para verificar vulnerabilidades e ataques para proteger seus Dados Pessoais contra divulgação não autorizada, mau uso ou alteração, o Usuário entende e concorda que não há garantias de que as informações não poderão ser acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas por violação de qualquer uma das proteções físicas, técnicas ou administrativas.

    5.1 Cuidados que você deve tomar.

    É muito importante que você saiba que nós nunca enviaremos mensagens eletrônicas solicitando confirmação de dados ou com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros). Quando do envio de links para eventuais downloads, é importante que você fique atento e verifique se o destinatário é algum dos nossos domínios, conforme item 5.6 abaixo.

    5.1.1 Caberá a você ler a Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora do nosso ambiente, sendo de sua responsabilidade aceitá-la ou rejeitá-la. Nós não somos responsáveis pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites conteúdos ou serviços ligados a ambientes que não os nossos.

    5.2 Acesso aos Dados Pessoais, proporcionalidade e relevância.

    Internamente, os Dados Pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política.

    5.3 Links externos.

    Quando Você utilizar Nossos Ambientes, você poderá ser conduzido, via link a outros portais ou plataformas, que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados.

    5.4 Serviços de parceiros.

    Nós possuímos parceiros comerciais que, eventualmente, podem oferecer serviços por meio de funcionalidades ou sites que podem ser acessados a partir dos Nossos Ambientes. Os Dados fornecidos por você a estes parceiros serão de responsabilidade destes, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de coleta e uso de dados.

    5.5 Processamento por terceiros sob nossa diretriz.

    Caso empresas terceirizadas realizem o Tratamento em Nosso nome de quaisquer Dados Pessoais que coletamos, elas respeitarão as condições aqui estipuladas e as normas de segurança da informação, obrigatoriamente.

    5.6 Comunicação por e-mail.

    Para otimizar e melhorar nossa comunicação, quando enviamos um e-mail para você, podemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível. É importante você ficar atento, pois os e-mails são enviados pelos domínios relacionados às nossas operações, tais como:  @unijaguaribe.edu.br, @fvj.br.

    • RETENÇÃO DE DADOS

    A UNIJAGUARIBE retém todos os dados fornecidos, inclusive os Dados Pessoais,  enquanto o cadastro do Usuário estiver ativo e conforme seja necessário para consecução de seus  serviços.

    A UNIJAGUARIBE reterá seus Dados Pessoais e manterá seus dados armazenados até eventual requerimento de exclusão, ou de acordo com os períodos descritos na Tabela abaixo:

    A UNIJAGUARIBE poderá vir a manter seus Dados Pessoais após receber seu pedido de exclusão ou após os prazos da Tabela de Finalidades caso seja necessário para cumprimento de obrigações legais, resolver disputas, manter a segurança, evitar fraudes e abusos e garantir o cumprimento de contratos.

    Dados cadastrais

    PRAZO DE ARMAZENAMENTO: 5 anos após o término da relação

    FUNDAMENTO LEGAL:  Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor

    Dados de identificação digital

    PRAZO DE ARMAZENAMENTO: 6 meses

    FUNDAMENTO LEGAL:  Art. 15, Marco Civil da Internet

    Outros dados

    PRAZO DE ARMAZENAMENTO: Enquanto durar a relação e não houver pedido de apagamento ou revogação de consentimento

    FUNDAMENTO LEGAL:  Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

    6.2 Prazos de armazenamento

    Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, preservação de direitos e cumprimento da Legislação Educacional, como o armazenamento do acervo acadêmico (conjunto de dados e documentos produzidos e recebidos por instituições que ofertam educação superior, referentes à vida acadêmica dos estudantes e necessários para comprovação de seus estudos) obedecendo os prazos de guarda estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), poderemos permanecer com o histórico de registro de seus Dados por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer.

    6.3 Local de Armazenamento

    Os Dados coletados serão armazenados em nossos servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que será realizado por meio de uma transferência e/ou processamento destes Dados fora do Brasil.

    • BASES LEGAIS PARA PROCESSAMENTO

    A UNIJAGUARIBE apenas trata Dados Pessoais em situações em que está autorizada legalmente ou mediante seu expresso e inequívoco consentimento do Usuário.

    Conforme descrito na presente Política, a UNIJAGUARIBE tem bases legais para coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair dados sobre o Usuário.

    As bases legais incluem seu consentimento (colhido de forma expressa e inequívoca no Termo de Consentimento), contratos e procedimentos preliminares contratuais (em que o processamento é necessário para firmar o contrato com o Usuário) e interesses legítimos, desde que tal processamento não viole seus direitos e liberdades.

    Tais interesses incluem proteger o Usuário e a UNIJAGUARIBE  de ameaças, cumprir a legislação aplicável, o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, habilitar a realização ou administração dos negócios, incluindo controle de qualidade, relatórios e serviços oferecidos, gerenciar transações empresariais, entender e melhorar os negócios e relacionamentos com os clientes e permitir que os usuários encontrem oportunidades econômicas.

    O Usuário tem o direito de negar ou retirar o consentimento fornecido à UNIJAGUARIBE, quando esta for a base legal para tratamento dos dados pessoais, podendo a UNIJAGUARIBE encerrar a consecução de seus serviços para este usuário na hipótese de ocorrência de tal solicitação.

    Caso tenha dúvidas sobre as bases legais para coleta, tratamento e armazenamento de seus dados pessoais, entre em contato com a UNIJAGUARIBE e/ou sua área de Segurança da Informação por meio do e-mail: nti@unijaguaribe.edu.br. 

    7.1 Exclusão dos dados – Temporária

    Caso Você solicite a exclusão de seus Dados Pessoais, pode ocorrer que os Dados precisem ser mantidos por período superior ao pedido de exclusão, nos termos do artigo 16 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, para (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória, (ii) estudo por órgão de pesquisa, e (iii) transferência a terceiro (respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na mesma Lei). Em todos os casos mediante a anonimização dos Dados Pessoais, desde que possível.

    7.5 Exclusão dos dados – definitiva

    Findo o prazo de manutenção e a necessidade legal, os Dados Pessoais serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

    • DIREITO DE ACESSAR E CONTROLAR SEUS DADOS PESSOAIS

    A UNIJAGUARIBE oferece ao Usuário diversas opções do que fazer com seus Dados Pessoais coletados, tratados e armazenados, incluindo sua exclusão e/ou correção. O Usuário pode:

    1. Excluir dados: o Usuário pode solicitar a exclusão de alguns dos seus Dados Pessoais (por exemplo, se eles não são mais necessários para lhe fornecer os serviços).
    2. Alterar ou corrigir dados: o Usuário pode editar ou solicitar a edição de alguns dos seus Dados Pessoais. O Usuário também pode solicitar atualizações, alterações ou correções de seus dados em determinados casos, principalmente se eles estiverem incorretos.
    3. Colocar objeções, limites ou restrições ao uso de dados: o Usuário pode solicitar a interrupção do uso de todos ou alguns de seus Dados Pessoais (por exemplo, se não tivermos o direito de continuar a usá-los), ou limitar a nossa utilização de tais dados (por exemplo, se seus Dados Pessoais estiverem incorretos ou armazenados ilegalmente), destacando-se que a UNIJAGUARIBE poderá tratar os Dados Pessoais de acordo com as bases legais listadas na Tabela de Finalidades.
    4. O Usuário tem direito de acessar ou levar seus dados: o Usuário pode solicitar uma cópia dos seus Dados Pessoais e dos dados que o Usuário forneceu em um formato legível sob a forma impressa ou por meio eletrônico.

    O Usuário pode fazer as solicitações listadas acima entrando em contato com a nossa área de Segurança da Informação pelo e-mail nti@unijaguaribe.edu.br e estes pedidos serão considerados de acordo com as leis aplicáveis.

    • REVISÕES À POLÍTICA

    Caso a UNIJAGUARIBE modifique esta Política de Privacidade, tais alterações serão publicadas de forma visível no site da UNIJAGUARIBE. Esta Política é válida a partir de 14/10/2020. Caso o Usuário tenha quaisquer questões a respeito das políticas de privacidade do website, por favor, entre em contato com a UNIJAGUARIBE, por meio dos endereços abaixo/canal de atendimento do Data Protection Officer.

    10.INFORMAÇÕES SOBRE ESSA POLÍTICA

    10.1 Esta Política é aplicável a todas as unidades e Polos da. Unijaguaribe.

    10.2 Comunicação Eletrônica.

    O usuário reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital, também são válidas, eficazes e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços que prestamos, aos seus Dados, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, sendo exceção apenas o que essa Política prevê como tal.

    10.3 Canais de Atendimento.

    Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados, você poderá entrar em contato por meio dos canais de atendimento apontados a seguir, cujo horário de funcionamento é:

    Atendimento presencial: Campus do Centro acadêmico Unijaguaribe 

    Segunda a sexta-feira, 8h às 22h (exceto feriados)

    Sábados, 8h às 12h (exceto feriados)

    Atendimento online: Chat Online: unijaguaribe.edu.br;

    Segunda a sexta-feira, 8h às 22h (exceto feriados)

    Sábados, 8h às 12h (exceto feriados)

    Atendimento Telefônico: Central de Atendimento (0800 000 722)

    Segunda a sexta-feira, 8h às 22h (exceto feriados)

    Sábados, 8h às 12h (exceto feriados)

    • SOBRE OS DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS

    11.1 ALUNOS

    11.1.1 Coleta de dados pessoais.

    Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados a partir de seu preenchimento no contrato de matrícula, processo seletivo, contratação de outros serviços, atualização de cadastro ou de informações inseridas em ficha, formulário ou qualquer outro documento próprio no caso de Dados Pessoais Sensíveis, além de Dados coletados automaticamente, no uso do site ou outra(s) plataforma(s) Nossa(s), e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo;

(ii) Nacionalidade;

(iii) Naturalidade;

(iv) Estado civil;

(v) Data de nascimento;

(vi) Número de identidade e CPF;

(vii) Endereço;

(viii) Telefones fixo e celular;

(ix) E-mail;

Cumprir sua missão educacional.
Cumprir obrigação legal, compartilhando com terceiros e autoridades, quando requisitado e necessário.
Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos, quando autorizado.
Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes
Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços
Proteção do crédito e procedimentos de cobrança.
DADOS FINANCEIROS

(i) Nome/número do banco;

(ii) Número da conta corrente/poupança;

(iii) Número da agência bancária;

(iv) Número de cartão de crédito/débito;

Cumprir as obrigações decorrentes dos Serviços e dos contratos assinados por Você, representando o Aluno, inclusive para o processamento de operações financeiras;
IDENTIFICAÇÃOImagem do responsável legal, responsável financeiro ou de visitantes, quando aplicável.Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.
Eventos institucionais, acervo histórico, uso institucional, educativo e social.
IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

(i) Endereço IP, telas acessadas, datas e horários de cada ação realizada no site e portais da Celso Lisboa,

(ii) Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário),

(iii) Conta de acesso e Cookies.

Identificar e autenticar o Aluno.
Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos Nossos serviços.
Aperfeiçoar o uso e experiência no site/plataforma.
SAÚDE

(i) Necessidades especiais

(ii) Tipo sanguíneo

(iii) Informação se é portador de alguma deficiência

(iv) Histórico de doenças, cirurgias, exames e vacinas

(v) Laudos médicos

(vi) Lista de medicamentos de uso contínuo

(vii) Dados do médico que lhe acompanha

(viii) Dados do acompanhamento médico e psicológico

(ix) Nome, telefone e e-mail do contato de emergência.

Proteção da vida e da saúde
Atendimento às políticas públicas
Atendimentos emergenciais e ambulatoriais
Inclusão educacional e atendimento especial aos alunos com deficiência física, sensoriais e transtornos globais do desenvolvimento por meio do Serviço de Inclusão e Atendimento ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE)
Cumprimento de obrigação legal e regulatória
CADASTRAISOrigem racial ou étnicaCumprimento de obrigação legal e regulatória educacionais

 

11.1.2 Dados necessários.

Muitos de Nossos serviços dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima, principalmente Dados cadastrais. Caso Você opte por não fornecer alguns desses Dados, podemos ficar impossibilitados de prestar total ou parcialmente nossos serviços à Você.

11.1.3 Compartilhamento de senhas.

Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados Pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes.

11.1.4 Cuidados que você dever tomar.

É muito importante que Você proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado.

11.2 PAIS, RESPONSÁVEIS LEGAIS E RESPONSÁVEIS FINANCEIROS

11.2.1 Coleta de Dados Pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando você os submete, coletados a partir de seu preenchimento no contrato de matrícula do aluno que você representa, em seu melhor interesse, e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo;

(ii) Nacionalidade;

(iii) Naturalidade;

(iv) Estado civil;

(v) Data de nascimento;

(vi) Número de identidade e CPF;

(vii) Endereço;

(viii) Telefones fixo e celular;

(ix) E-mail;

Cumprir sua missão educacional.
Cumprir obrigação legal, compartilhando com terceiros e autoridades, quando requisitado e necessário.
Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos, quando autorizado.
Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes
Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços
Proteção do crédito e procedimentos de cobrança.
DADOS FINANCEIROS

(i) Nome/número do banco;

(ii) Número da conta corrente/poupança;

(iii) Número da agência bancária;

(iv) Número de cartão de crédito/débito;

Cumprir as obrigações decorrentes dos Serviços e dos contratos assinados por Você, representando o Aluno, inclusive para o processamento de operações financeiras;

 

IDENTIFICAÇÃOImagem do responsável legal, responsável financeiro ou de visitantes, quando aplicável.Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.
Eventos institucionais, acervo histórico, uso institucional, educativo e social.

Uso publicitário, quando autorizado.

 

11.3 CANDIDATOS

11.3.1 Coleta de dados pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados a partir da sua inscrição no processo seletivo e/ou atualização de cadastro, além de dados coletados automaticamente, no uso do site ou outra(s) plataforma(s) Nossa(s), e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo

(ii) Telefone celular e residencial

(iii) E-mail

(iv) Endereço completo

(v) Número de identidade e CPF

Cumprir sua missão educacional.
Cumprir obrigação legal, compartilhando com terceiros e autoridades, quando requisitado e necessário.
Promover o melhor relacionamento com você
Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos, quando autorizado.
Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes
Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços
Garantir a sua segurança;
Identificação na Plataforma para prestação de serviços educacionais em ambiente eletrônico.
IDENTIFICAÇÃOImagem do Candidato, quando aplicável.Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.
IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

(i) Endereço IP, telas acessadas, datas e horários de cada ação realizada no site da UNIJAGUARIBE

(ii) Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário)

(iii) Conta de acesso e Cookies.

Identificar e autenticar o Candidato
Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos Nossos serviços.
Aperfeiçoar o uso e experiência no site/plataforma.
SAÚDE

(i) Informações sobre necessidades especiais

(ii) Informação se é portador de alguma deficiência.

Proteção da vida e da saúde
Atendimento às políticas públicas
Atendimentos emergenciais
Atendimento especial em processo seletivo
Cumprimento de obrigação legal e regulatória
CADASTRAISOrigem racial ou étnicaCumprimento de obrigação legal e regulatória educacionais

11.3.2 Dados necessários.

Muitos de nossos serviços dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima, principalmente Dados cadastrais. Caso Você opte por não fornecer alguns desses Dados, podemos ficar impossibilitados de prestar total ou parcialmente nossos serviços à Você.

11.3.3 Compartilhamento de senhas.

 Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados Pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes.

11.3.4 Cuidados que você dever tomar.

É muito importante que Você proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado

11.4 VISITANTES

11.4.1 Coleta de dados pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados a partir da sua visita em um de nossos ambientes físicos, e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo

(ii) Número de identidade e CPF

Garantir a segurança dos alunos e dos visitantes.
Identificar você para acesso aos ambientes físicos
IDENTIFICAÇÃOImagem de visitantes, quando aplicável.Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.
Eventos institucionais, acervo histórico, uso institucional, educativo e social.

11.5 PROSPECTS/PRÉ-CADASTRO ALUNOS

11.5.1 Coleta de Dados Pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando você deseja fazer uso de nossos serviços e os submete na ficha de inscrição, mas não conclui o processo de cadastramento, mediante interação com Nossos Ambientes, o que incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo;

(ii) Data de nascimento;

(iii) Número de identidade e CPF;

(iv) Endereço;

(v) Telefones fixo e celular; e

(vi) E-mail.

Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos.
Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes
Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços
Continuidade de cadastro

IDENTIFICAÇÃO

DIGITAL

(i) Endereço IP, telas acessadas, datas e horários de cada ação realizada no site da Celso Lisboa

(ii) Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário) e

(iii) Cookies.

Aperfeiçoar o uso e experiência no site/plataforma.
Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos Nossos serviços.
  1. MEDIAÇÃO E FORO DE ELEIÇÃO

Esta política está sujeita à Lei da República Federativa do Brasil e o Foro Central da Comarca do Rio de Janeiro é competente para dirimir qualquer controvérsia com relação à mesma.

POLITICA DE COOKIES

 Esta Política de Cookies aplica-se aos sites do Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa tais como celsolisboa.edu.br, app.celsoonline.com.br, portaldoaluno.celsolisboa.edu.br, pos.celsolisboa.edu.br, escoladeartes.celsolisboa.edu.br, experimenteantes.com.br, aplicativos e plataformas operadas por nós ou em nosso nome (“Nossas Plataformas Digitais”).

É neste espírito que nós procuramos explicar, de forma transparente e específica, como, quando e o porquê da utilização de Cookies.

Ao acessar as Nossas Plataformas Digitais, você autoriza o uso de cookies de acordo com a presente Política. Caso não concorde com o uso de Cookies dessa forma, você deverá ajustar as configurações de seu navegador para não permitir seu uso ou não acessar as Nossas Plataformas Digitais.

Desabilitar o uso de cookies poderá impactar em sua experiência como usuário ao visitar as Nossas Plataformas Digitais.

  1. O que são cookies?

Os Cookies são arquivos digitais com pequenos fragmentos de dados (e geralmente com um identificador único), que são salvos e armazenados no dispositivo do usuário de uma plataforma digital. Eles podem ser classificados como Cookies Temporários (sendo automaticamente apagados quando o navegador ou aplicativo é encerrado) ou Cookies Persistentes (que permanecem armazenados no dispositivo até uma data de expiração definida), bem como Cookies Originais (definidos pelo responsável que opera a Plataforma) ou Cookies Terceiros (definidos por aplicações sob responsabilidade de terceiros).

Os Cookies podem ser categorizados conforme o seu propósito.

Existem Cookies que são estritamente necessários para o correto funcionamento das plataformas, enquanto outros coletam dados estatísticos com a finalidade de analisar a utilização da plataforma e seu respetivo desempenho. Há Cookies que são utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais das plataformas ou para guardar as preferências definidas pelo usuário no uso da plataforma, sempre que utilizar o mesmo dispositivo. Outros Cookies podem ainda servir para medir o sucesso de aplicações e a eficácia da publicidade de terceiros.

  1. Por que usamos cookies?

Nós utilizamos o recurso de cookies para armazenar suas preferências e aprender como você navega em nosso site, com estas informações podemos melhorar a sua experiência de navegação em nosso conteúdo tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às necessidades e expectativas do usuário.

A utilização de Cookies é algo comum em qualquer plataforma digital atualmente. O seu uso não prejudica de forma alguma os dispositivos (computadores, tablets, celulares, etc.) dos usuários em que são armazenados.

Os Cookies permitem que uma plataforma digital memorize informações sobre a visita do usuário, o seu idioma preferido, a sua localização, a recorrência das suas sessões e outras variáveis que nós consideramos relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente.

Os cookies também poderão ser utilizados para compilar estatísticas anônimas e agregadas que permitem entender como os usuários utilizam as Nossas Plataformas Digitais, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo. Não podemos identificá-lo pessoalmente por meio desses dados.

  1. Tipos de Cookies que utilizamos:

4.1 Cookies de sessão – Eles são temporários, permanecerão em seu dispositivo até o momento em que o usuário saia do site. Após isso eles perdem a validade.

4.2 Cookies permanentes – Ficam armazenados no navegador em seus dispositivos de acesso (computador, celular ou tablet), até que sejam excluídos (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende da duração do “tempo de vida” do Cookie específico e das configurações do navegador utilizado).). Eles serão utilizados sempre que o usuário fizer uma nova visita ao Nosso site. Direcionando assim a navegação de acordo com os interesses de quem acessa, permitindo-nos prestar um serviço personalizado.

Desse modo, listamos abaixo os tipos de Cookies utilizados nas Nossas Plataformas Digitais:

TIPO O QUE FAZDADOS
NecessárioEsses Cookies são essenciais para que as Nossas Plataformas Digitais funcionem corretamente. Eles permitem que o usuário navegue em nossos sites e use todas suas funcionalidades. Os exemplos incluem lembrar ações anteriores (por exemplo, textos inseridos) quando você volta a navegar em uma página em uma mesma sessão. Sem eles alguns serviços não poderão ser prestadosEsses Cookies não identificam o usuário.
FUNCIONALIDADEEsses Cookies permitem que as nossas Plataformas Digitais armazenem as escolhas do usuário (como seu nome de usuário, idioma ou região onde se encontra) para proporcionar uma experiência personalizada e não sendo necessário estes preenchimentos novamente.Esses Cookies coletam dados de usuário quando fornecido e podem identificá-lo.
COOKIES DE PROPAGANDASão usados para apresentar publicidade relevante ao usuário, tanto dentro quanto fora das Nossas Plataformas Digitais ou em sites de parceiros, bem como para saber se os usuários que visualizaram a publicidade visitaram as Nossas Plataformas Digitais após a terem visualizado. Os Cookies de Propaganda também podem ser utilizados para lembrar eventuais pesquisas realizadas pelos usuários nas Nossas Plataformas Digitais e, com base nestas pesquisas realizadas, apresentar aos usuários anúncios relacionados aos seus interesses. Estes cookies ajudam a medir a eficácia da publicidade nos Nossos sites.Esses Cookies coletam dados de usuário quando fornecido e podem identificá-lo.
Cookies de Pesquisa, Análise e DesempenhoA finalidade deste tipo de Cookie é ajudar a entender o desempenho das Nossas Plataformas Digitais, medir a audiência delas, verificar os hábitos de navegação e interação dos usuários dos nossos sites, bem como a forma pelo qual chegou à página deste (por exemplo, através de links de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço), fornecendo assim dados que permitam a análise de tempo de visita, problemas encontrados, como mensagens de erro. Ajudando assim a melhorar o desempenho dos nossos sites.Esses Cookies não identificam o usuário
  1. Como posso controlar ou excluir cookies?

A maioria dos navegadores de Internet são configurados para aceitar automaticamente os Cookies. Você pode alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou alertá-lo quando um Cookie estiver sendo enviado para seu dispositivo. Existem várias formas de gerenciar Cookies. Consulte as instruções do seu navegador ou a seção de ajuda para saber mais sobre como ajustar ou alterar as configurações do seu navegador.

Desabilitar os cookies que nós utilizamos, pode impactar a experiência do usuário em suas Plataformas Digitais, por exemplo, você talvez não consiga visitar certas áreas de uma página nossa ou talvez não receba informações personalizadas quando visitar uma página.

Caso o usuário utilize dispositivos diferentes para acessar as Nossas Plataformas Digitais (por exemplo, computador, smartphone, tablet, etc.) deverá assegurar-se de que cada navegador de cada dispositivo está ajustado para atender suas preferências quanto aos Cookies.

Para que o usuário possa, de forma simples e intuitiva, gerir suas preferências quanto aos Cookies a partir do seu navegador, poderá utilizar um dos links abaixo:

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Firefox, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação como Incógnito” e gestão de Cookies no browser Chrome, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Internet Explorer, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do Safari, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Opera, clique aqui.

  1. Cookies utilizados e respectivas finalidades

Nós apresentamos abaixo, a título exemplificativo, os detalhes sobre o uso de alguns Cookies utilizados em Nossas Plataformas Digitais, bem como as finalidades de tratamento dos dados que os justificam.

COOKIEVALIDADEFINALIDADE
_gidCookie Persistente: expira em 1 diaEste Cookie armazena dados estatísticos sobre como os visitantes utilizam o site.
_gaCookie Persistente: expira em 2 anosEste Cookie armazena dados estatísticos sobre como os visitantes utilizam o site – associado ao Google Analytics.
lidcCookie Persistente: expira em 1 anoEste é um cookie da Microsoft MSN que garante o bom funcionamento deste site.
bscookieCookie Persistente: expira em 2 anosUsado pelo serviço de rede social, LinkedIn, para rastrear o uso de serviços incorporados.
MUIDCookie Persistente: expira em 1 anoEste cookie é amplamente utilizado na Microsoft como um identificador de usuário exclusivo.
_fbpCookie Persistente: expira em 3 mesesUsado pelo Facebook para fornecer uma série de produtos de publicidade, como anúncios externos em tempo real.
YSCCookie de Sessão: O cookie é deletado quando o CLIENTE fecha o navegadorEste Cookie serve para armazenar estatísticas de quais vídeos os usuários têm assistido do YouTube.
frCookie Persistente: expira em 3 mesesCookies voltados para publicidade online – facebook.com
langCookie de Sessão: O cookie é deletado quando o CLIENTE fecha o navegadorUsado para armazenar preferências de idioma, potencialmente para exibir conteúdo no idioma armazenado.
lisscCookie Persistente: expira em 1 anoCookies voltados para publicidade online – linkedin.com
  1. DEFINIÇÕES

Usuário: Toda pessoa física que utilizar ou visitar o(s) Nosso(s) site(s) ou aplicativo(s).

Dados: Quaisquer informações inseridas, tratadas ou transmitidas através dos Nossos Ambientes.

Dados Pessoais: Dados relacionados a pessoa natural identificada ou identificável

Tratamento de dados: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Pode estar em formato digital, analógico ou físico.

Nossos Ambientes: Designa os endereços eletrônicos vinculados à Celso Lisboa, tais como celsolisboa.edu.br, app.celsoonline.com.br, portaldoaluno.celsolisboa.edu.br, pos.celsolisboa.edu.br, escoladeartes.celsolisboa.edu.br e seus subdomínios

Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos Nossos Ambientes, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil. 

  1. FORO

8.1 Lei aplicável e foro.

Essa Política de Cookies será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro do seu domicílio para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável 

  1. INFORMAÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES

A LIGA valoriza a privacidade de seus usuários e criou esta Política de Privacidade para demonstrar seu compromisso em proteger a sua privacidade e seus dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e demais leis sobre o tema, bem como descrever de que forma sua privacidade é protegida pela LIGA ao coletar, tratar e armazenar suas informações pessoais.

A LIGA segue o Código de Conduta LIGA (“Código de Conduta”) que representa a missão, a visão e os valores da LIGA, feito com objetivo de orientar e retratar quais os valores prioritários deste escritório desde sua concepção, sempre visando uma atuação ética de todos os seus funcionários.

Você declara que fez a leitura completa e atenta desta Política, estando plenamente ciente, conferindo, assim, sua livre e expressa concordância com os termos aqui estipulados, incluindo a coleta dos Dados aqui mencionados, bem como sua utilização para os fins abaixo especificados.

1.1 Definições

Usuário: todas as pessoas físicas que utilizarão ou visitarão o(s) Site(s) e/ou Aplicativo(s), maiores de 18 (dezoito) anos ou emancipadas e totalmente capazes de praticar os atos da vida civil ou os absolutamente ou relativamente incapazes devidamente representados ou assistidos.

Dados Pessoais: significa quaisquer informações fornecidas e/ou coletadas pela LIGA e/ou suas afiliadas, por qualquer meio, ainda que públicos, que: (I) identifiquem, ou que, quando usadas em combinação com outras informações tratadas pela LIGA identifiquem um indivíduo; ou (II) por meio das quais a identificação ou informações de contato de uma pessoa física possam ser derivadas. Os Dados Pessoais podem estar em qualquer mídia ou formato, inclusive registros eletrônicos ou computadorizados, bem como em arquivos baseados em papel. Os Dados Pessoais, no entanto, não incluem telefone comercial, número de celular comercial, endereço comercial, e-mail comercial.

Dado Pessoal Sensível: Dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados a uma pessoa natural.

Tratamento de dados: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Pode estar em formato digital, analógico ou físico.

Finalidade: o objetivo, o propósito que a LIGA  deseja alcançar a partir de cada ato de tratamento das informações pessoais.

Necessidade: justificativa pela qual é estritamente necessário coletar dados pessoais, para atingir a finalidade, evitando-se a coleta excessiva.

Bases legais: fundamentação legal que torna legítimo o tratamento de dados pessoais  para uma determinada finalidade prévia por parte da LIGA.

Consentimento: autorização expressa e inequívoca dada pelo Usuário titular do dado pessoal para que a LIGA  trate seus dados pessoais para uma finalidade previamente descrita, na qual a base legal necessária para o ato demande a autorização expressa do titular.

Anonimização: Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do Tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

Encarregado (Data Protection Officer -DPO):Pessoa indicada por nós para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Cloud Computing: Ou computação em nuvem, é tecnologia de virtualização de serviços construída a partir da interligação de mais de um servidor por meio de uma rede de informação comum (p.ex. a Internet), com objetivo de reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos serviços sustentados.

Nossos Ambientes: Designa os endereços eletrônicos vinculados à CelsoLisboa, tais como celsolisboa.edu.br, app.celsoonline.com.br, portaldoaluno.celsolisboa.edu.br, pos.celsolisboa.edu.br, escoladeartes.celsolisboa.edu.br e seus subdomínios

Conta de Acesso: Credencial de necessária para utilizar ou acessar as funcionalidades exclusivas dos Nossos Ambientes.

Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos Nossos Ambientes, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil.

IP: Abreviatura de Internet Protocol. É conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos usuários na Internet

Logs: Registros de atividades de quaisquer usuários que utilizem Nossos Ambientes.

ID da Sessão: Identificação da sessão de usuários quando é efetuado o acesso aos Nossos Ambientes

Decisões Unicamente Automatizadas: Trata-se de decisões que afetam um usuário que foram programadas para funcionar automaticamente, sem a necessidade de uma operação humana, com base em tratamento automatizado de dados pessoais

Esta política se aplica, em geral, a todos os Usuários e potenciais Usuários dos serviços oferecidos pela LIGA, incluindo Usuários dos sites ou outros meios operados pela LIGA e resume como a LIGA poderá coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair os dados coletados, incluindo as informações de identificação pessoal, de acordo com as bases legais aplicáveis e todas as leis de privacidade e proteção de dados em vigor.

Esta Política se aplica, ainda,  a todos os:

  • Alunos
  • Pais, responsáveis legais e responsáveis financeiros
  • Candidatos
  • Visitantes

Ao acessar e/ou utilizar o site da LIGA, o Usuário declara ter no mínimo 18 (dezoito) anos e ter capacidade plena e expressa para a aceitação dos termos e condições desta Política de Privacidade e do Termo de Consentimento para todos os fins de direito.

Caso o Usuário não se enquadre na descrição acima e/ou não concorde, ainda que em parte, com os termos e condições contidos nesta Política de Privacidade, não deverá acessar e/ou utilizar os serviços oferecidos pela LIGA, bem como os sites e serviços por ela operados.

  1. COLETA E USOS DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

2.1 O Usuário está ciente de que é único responsável pela precisão, veracidade ou falta dela em relação aos dados que fornece ou pela sua desatualização, sabendo que é de sua responsabilidade garantir a exatidão ou mantê-los atualizados.

Quando o Usuário realiza o cadastro e/ou preenche formulários oferecidos pela LIGA, inclusive nos sites por ela operados, determinados Dados Pessoais solicitados serão mantidos em sigilo e serão utilizadas apenas para o propósito que motivou o cadastro.

Da mesma forma, nós não somos obrigados a tratar quaisquer dos seus Dados se houver razões para crer que tal processamento ou tratamento possa nos imputar qualquer infração de qualquer lei aplicável, ou se você estiver utilizando Nossos Ambientes para quaisquer fins ilegais, ilícitos ou contrários à moralidade

2.1.1 Todas as tecnologias utilizadas respeitarão sempre a legislação vigente e os termos desta Política.

  1. COMPARTILHAMENTO E TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

A LIGA não disponibilizará Dados Pessoais coletados em seus sites para corretores de lista de e-mail sem seu expresso consentimento.

A LIGA poderá divulgar os Dados Pessoais coletados a terceiros, nas seguintes situações e nos limites exigidos e autorizados pela Lei:

  1. Com os seus clientes e parceiros quando necessário e/ou apropriado à prestação de serviços relacionados;
  2. Com as empresas e indivíduos contratados para a execução de determinadas atividades e serviços em nome da LIGA;
  3. Com empresas do grupo;
  4. Com fornecedores e parceiros para consecução dos serviços contratados com a LIGA (como tecnologia da informação, contabilidade, entre outros);
  5. Para propósitos administrativos como: pesquisa, planejamento, desenvolvimento de serviços, segurança e gerenciamento de risco.
  6. Quando necessário em decorrência de obrigação legal, determinação de autoridade competente, ou decisão judicial.
  7. De forma automática, em caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação;

Nas hipóteses de compartilhamento de Dados Pessoais com terceiros, todos os sujeitos mencionados nos itens 1 a 7 deverão utilizar os Dados Pessoais partilhados de maneira consistente e de acordo com os propósitos para os quais foram coletados (ou com os quais o Usuário consentiu previamente) e de acordo com o que foi determinado por esta Política de Privacidade, outras declarações de privacidade de website ou países, e todas as leis de privacidade e proteção de dados aplicáveis.

  1. MOTIVOS LEGAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE SEUS DADOS

Em certas circunstâncias, a LIGA poderá divulgar Dados Pessoais, na medida necessária ou apropriada, para órgãos governamentais, consultores e outros terceiros com o objetivo de cumprir com a legislação aplicável ou com uma ordem ou intimação judicial ou, ainda, se a LIGA acreditar de boa-fé que tal ação seja necessária para:

  1. Cumprir com uma legislação que exija tal divulgação;
  2. Investigar, impedir ou tomar medidas relacionadas a atividades ilegais suspeitas ou reais ou para cooperar com órgãos públicos ou para proteger a segurança nacional;
  3. Execução de seus contratos;
  4. Investigar e se defender contra quaisquer reivindicações ou alegações de terceiros;
  5. Proteger a segurança ou a integridade dos serviços (por exemplo, o compartilhamento com empresas que estão sofrendo ameaças semelhantes);
  6. Exercer ou proteger os direitos, a propriedade e a segurança da LIGA e suas empresas coligadas;
  7. Proteger os direitos e a segurança pessoal de seus funcionários, usuários ou do público;
  8. Em caso de venda, compra, fusão, reorganização, liquidação ou dissolução da LIGA.

A LIGA cientificará os respectivos Usuários sobre eventuais demandas legais que resultem na divulgação de informações pessoais, nos termos do que foi exposto no item 4, a menos que tal cientificação seja vedada por lei ou proibida por mandado judicial ou, ainda, se a requisição for emergencial. A LIGA poderá contestar essas demandas se julgar que as solicitações são excessivas, vagas ou feitas por autoridades incompetentes.

  1. SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES PESSOAIS

Todas os Dados Pessoais serão guardados na base de dados da LIGA ou em base de dados mantidas “na nuvem” pelos fornecedores de serviços contratados pela LIGA, os quais estão devidamente de acordo com a legislação de dados vigente.

A LIGA e seus fornecedores utilizam vários procedimentos de segurança para proteger a confidencialidade, segurança e integridade de seus Dados Pessoais, prevenindo a ocorrência de eventuais danos em virtude do tratamento desses dados.

Embora a LIGA utilize medidas de segurança e monitore seu sistema para verificar vulnerabilidades e ataques para proteger seus Dados Pessoais contra divulgação não autorizada, mau uso ou alteração, o Usuário entende e concorda que não há garantias de que as informações não poderão ser acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas por violação de qualquer uma das proteções físicas, técnicas ou administrativas.

5.1 Cuidados que você dever tomar.

É muito importante que você saiba que nós nunca enviaremos mensagens eletrônicas solicitando confirmação de dados ou com anexos que possam ser executados (extensões: .exe, .com, entre outros). Quando do envio de links para eventuais downloads, é importante que você fique atento e verifique se o destinatário é algum dos nossos domínios, conforme item 5.6 abaixo.

5.1.1 Caberá a você ler a Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de tais portais ou plataformas fora do nosso ambiente, sendo de sua responsabilidade aceitá-la ou rejeitá-la. Nós não somos responsáveis pelas Políticas de Privacidade e Tratamento de Dados de terceiros e nem pelo conteúdo de quaisquer websites conteúdos ou serviços ligados à ambientes que não os nossos.

5.2 Acesso aos Dados Pessoais, proporcionalidade e relevância.

Internamente, os Dados Pessoais coletados são acessados somente por profissionais devidamente autorizados, respeitando os princípios de proporcionalidade, necessidade e relevância para os objetivos do nosso negócio, além do compromisso de confidencialidade e preservação da sua privacidade nos termos desta Política.

5.3 Links externos.

Quando Você utilizar Nossos Ambientes, você poderá ser conduzido, via link a outros portais ou plataformas, que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Tratamento de Dados.

5.4 Serviços de parceiros.

Nós possuímos parceiros comerciais que, eventualmente, podem oferecer serviços por meio de funcionalidades ou sites que podem ser acessados a partir dos Nossos Ambientes. Os Dados fornecidos por você a estes parceiros serão de responsabilidade destes, estando assim sujeitos às suas próprias práticas de coleta e uso de dados.

5.5 Processamento por terceiros sob nossa diretriz.

Caso empresas terceirizadas realizem o Tratamento em Nosso nome de quaisquer Dados Pessoais que coletamos, elas respeitarão as condições aqui estipuladas e as normas de segurança da informação, obrigatoriamente.

5.6 Comunicação por e-mail.

Para otimizar e melhorar nossa comunicação, quando enviamos um e-mail para você, podemos receber uma notificação quando eles são abertos, desde que esta possibilidade esteja disponível. É importante você ficar atento, pois os e-mails são enviados pelos domínios relacionados às nossas operações, tais como: @saojudastadeu.com.br , @celsoonline.edu.br @ligaeducacional.com.br

  1. RETENÇÃO DE DADOS

A LIGA retém todos os dados fornecidos, inclusive os Dados Pessoais,  enquanto o cadastro do Usuário estiver ativo e conforme seja necessário para consecução de seus  serviços.

A LIGA reterá seus Dados Pessoais e manterá seus dados armazenados até eventual requerimento de exclusão, ou de acordo com os períodos descritos na Tabela abaixo:

A LIGA poderá vir a manter seus Dados Pessoais após receber seu pedido de exclusão ou após os prazos da Tabela de Finalidades caso seja necessário para cumprimento de obrigações legais, resolver disputas, manter a segurança, evitar fraudes e abuso e garantir o cumprimento de contratos.

Dados cadastrais

PRAZO DE ARMAZENAMENTO: 5 anos após o término da relação

FUNDAMENTO LEGAL:  Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor

Dados de identificação digital

PRAZO DE ARMAZENAMENTO: 6 meses

FUNDAMENTO LEGAL:  Art. 15, Marco Civil da Internet

Outros dados

PRAZO DE ARMAZENAMENTO: Enquanto durar a relação e não houver pedido de apagamento ou revogação de consentimento

FUNDAMENTO LEGAL:  Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

6.2 Prazos de armazenamento

Para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, preservação de direitos e cumprimento da Legislação Educacional, como o armazenamento do acervo acadêmico (conjunto de dados e documentos produzidos e recebidos por instituições que ofertam educação superior, referentes à vida acadêmica dos estudantes e necessários para comprovação de seus estudos) obedecendo os prazos de guarda estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), poderemos permanecer com o histórico de registro de seus Dados por prazo maior nas hipóteses que a lei ou norma regulatória assim estabelecer.

6.3 Local de Armazenamento

Os Dados coletados serão armazenados em nossos servidores localizados no Brasil, bem como em ambiente de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), o que será realizado por meio de uma transferência e/ou processamento destes Dados fora do Brasil.

  1. BASES LEGAIS PARA PROCESSAMENTO

A LIGA apenas trata Dados Pessoais em situações em que está autorizada legalmente ou mediante seu expresso e inequívoco consentimento do Usuário.

Conforme descrito na presente Política, a LIGA tem bases legais para coletar, produzir, receptar, classificar, utilizar, acessar, reproduzir, transmitir, distribuir, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar ou controlar a informação, modificar, comunicar, transferir, difundir ou extrair dados sobre o Usuário.

As bases legais incluem seu consentimento (colhido de forma expressa e inequívoca no Termo de Consentimento), contratos e procedimentos preliminares contratuais (em que o processamento é necessário para firmar o contrato com o Usuário) e interesses legítimos, desde que tal processamento não viole seus direitos e liberdades.

Tais interesses incluem proteger o Usuário e a LIGA  de ameaças, cumprir a legislação aplicável, o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, habilitar a realização ou administração dos negócios, incluindo controle de qualidade, relatórios e serviços oferecidos, gerenciar transações empresariais, entender e melhorar os negócios e relacionamentos com os clientes e permitir que os usuários encontrem oportunidades econômicas.

O Usuário tem o direito de negar ou retirar o consentimento fornecido à LIGA, quando esta for a base legal para tratamento dos dados pessoais, podendo a LIGA encerrar a consecução de seus serviços para este usuário na hipótese de ocorrência de tal solicitação.

Caso tenha dúvidas sobre as bases legais para coleta, tratamento e armazenamento de seus dados pessoais, entre em contato com a LIGA e/ou sua área de Segurança da Informação por meio do e-mail tecnologia@saojudastadeu.com.br

7.1 Exclusão dos dados – Temporária

Caso Você solicite a exclusão de seus Dados Pessoais, pode ocorrer que os Dados precisem ser mantidos por período superior ao pedido de exclusão, nos termos do artigo 16 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, para (i) cumprimento de obrigação legal ou regulatória, (ii) estudo por órgão de pesquisa, e (iii) transferência a terceiro (respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na mesma Lei). Em todos os casos mediante a anonimização dos Dados Pessoais, desde que possível.

7.5 Exclusão dos dados – definitiva

Findos o prazo de manutenção e a necessidade legal, os Dados Pessoais serão excluídos com uso de métodos de descarte seguro, ou utilizados de forma anonimizada para fins estatísticos.

  1. DIREITO DE ACESSAR E CONTROLAR SEUS DADOS PESSOAIS

A LIGA oferece ao Usuário diversas opções do que fazer com seus Dados Pessoais coletados, tratados e armazenados, incluindo sua exclusão e/ou correção. O Usuário pode:

  1. Excluir dados: o Usuário pode solicitar a exclusão de alguns dos seus Dados Pessoais (por exemplo, se eles não são mais necessários para lhe fornecer os serviços).
  2. Alterar ou corrigir dados: o Usuário pode editar ou solicitar a edição de alguns dos seus Dados Pessoais. O Usuário também pode solicitar atualizações, alterações ou correções de seus dados em determinados casos, principalmente se eles estiverem incorretos.
  3. Colocar objeções, limites ou restrições ao uso de dados: o Usuário pode solicitar a interrupção do uso de todos ou alguns de seus Dados Pessoais (por exemplo, se não tivermos o direito de continuar a usá-los), ou limitar a nossa utilização de tais dados (por exemplo, se seus Dados Pessoais estiverem incorretos ou armazenados ilegalmente), destacando-se que a LIGA poderá tratar os Dados Pessoais de acordo com as bases legais listadas na Tabela de Finalidades.
  4. O Usuário tem direito de acessar ou levar seus dados: o Usuário pode solicitar uma cópia dos seus Dados Pessoais e dos dados que o Usuário forneceu em um formato legível sob a forma impressa ou por meio eletrônico.

O Usuário pode fazer as solicitações listadas acima entrando em contato com a nossa área de Segurança da Informação pelo e-mail tecnologia@saojudastadeu.com.br e estes pedidos serão considerados de acordo com as leis aplicáveis.

  1. REVISÕES À POLÍTICA

Caso a LIGA modifique esta Política de Privacidade, tais alterações serão publicadas de forma visível no site da LIGA. Esta Política é válida a partir de 14/10/2020. Caso o Usuário tenha quaisquer questões a respeito das políticas de privacidade do website, por favor, entre em contato com a LIGA, por meio dos endereços abaixo/canal de atendimento do Data Protection Officer.

10.INFORMAÇÕES SOBRE ESSA POLÍTICA

10.1 Esta Política é aplicável a todas as unidades e Polos da LIGA.

10.2 Comunicação Eletrônica.

O usuário reconhece que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital, também são válidas, eficazes e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refira aos serviços que prestamos, aos seus Dados, bem como às condições de sua prestação ou a qualquer outro assunto nele abordado, sendo exceção apenas o que essa Política prever como tal.

10.3 Canais de Atendimento.

Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política de Privacidade e Tratamento de Dados, você poderá entrar em contato por meio dos canais de atendimento apontados a seguir, cujo horário de funcionamento é:

Atendimento presencial: Campus Engenho novo

Segunda a sexta-feira, 8h às 20h (exceto feriados)

Sábados, 8h às 12h (exceto feriados)

Atendimento online: Chat Online: www.celsolisboa.edu.br;

Segunda a sexta-feira, 8h às 20h (exceto feriados)

Sábados, 8h às 12h (exceto feriados)

Atendimento Telefônico: Central de Atendimento (21) 3289-4747;

Segunda a sexta-feira, 9h às 18h (exceto feriados)

Sábados, 8h às 12h (exceto feriados)

  1. SOBRE OS DADOS PESSOAIS QUE COLETAMOS

11.1 ALUNOS

11.1.1 Coleta de dados pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados a partir de seu preenchimento no contrato de matrícula, processo seletivo, contratação de outros serviços, atualização de cadastro ou de informações inseridas em ficha, formulário ou qualquer outro documento próprio no caso de Dados Pessoais Sensíveis, além de Dados coletados automaticamente, no uso do site ou outra(s) plataforma(s) Nossa(s), e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo;

(ii) Nacionalidade;

(iii) Naturalidade;

(iv) Estado civil;

(v) Data de nascimento;

(vi) Número de identidade e CPF;

(vii) Endereço;

(viii) Telefones fixo e celular;

(ix) E-mail;

Cumprir sua missão educacional.

Cumprir obrigação legal, compartilhando com terceiros e autoridades, quando requisitado e necessário.

Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos, quando autorizado.

Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes

Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços

Proteção do crédito e procedimentos de cobrança.

DADOS FINANCEIROS

(i) Nome/número do banco;

(ii) Número da conta corrente/poupança;

(iii) Número da agência bancária;

(iv) Número de cartão de crédito/débito;

 

Cumprir as obrigações decorrentes dos Serviços e dos contratos assinados por Você, representando o Aluno, inclusive para o processamento de operações financeiras;

IDENTIFICAÇÃO

Imagem do responsável legal, responsável financeiro ou de visitantes, quando aplicável.

Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.

Eventos institucionais, acervo histórico, uso institucional, educativo e social.

IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

(i) Endereço IP, telas acessadas, datas e horários de cada ação realizada no site e portais da LIGA,

(ii) Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário),

(iii) Conta de acesso e Cookies.

 

Identificar e autenticar o Aluno.

Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos Nossos serviços.

Aperfeiçoar o uso e experiência no site/plataforma.

SAÚDE

(i) Necessidades especiais

(ii) Tipo sanguíneo

(iii) Informação se é portador de alguma deficiência

(iv) Histórico de doenças, cirurgias, exames e vacinas

(v) Laudos médicos

(vi) Lista de medicamentos de uso contínuo

(vii) Dados do médico que lhe acompanha

(viii) Dados do acompanhamento médico e psicológico

(ix) Nome, telefone e e-mail do contato de emergência.

 

Proteção da vida e da saúde

 

Atendimento às políticas públicas

 

Atendimentos emergenciais e ambulatoriais

 

Inclusão educacional e atendimento especial aos alunos com deficiência física, sensoriais e transtornos globais do desenvolvimento por meio do Serviço de Inclusão e Atendimento ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE)

 

Cumprimento de obrigação legal e regulatória

 

CADASTRAIS

Origem racial ou étnica

 

Cumprimento de obrigação legal e regulatória educacionais

 

 

11.1.2 Dados necessários.

Muitos de Nossos serviços dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima, principalmente Dados cadastrais. Caso Você opte por não fornecer alguns desses Dados, podemos ficar impossibilitados de prestar total ou parcialmente nossos serviços à Você.

11.1.3 Compartilhamento de senhas.

Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados Pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes.

11.1.4 Cuidados que você dever tomar.

É muito importante que Você proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado.

11.2 PAIS, RESPONSÁVEIS LEGAIS E RESPONSÁVEIS FINANCEIROS

11.2.1 Coleta de Dados Pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando você os submete, coletados a partir de seu preenchimento no contrato de matrícula do aluno que você representa, em seu melhor interesse, e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo;

(ii) Nacionalidade;

(iii) Naturalidade;

(iv) Estado civil;

(v) Data de nascimento;

(vi) Número de identidade e CPF;

(vii) Endereço;

(viii) Telefones fixo e celular;

(ix) E-mail;

Cumprir sua missão educacional.

Cumprir obrigação legal, compartilhando com terceiros e autoridades, quando requisitado e necessário.

Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos, quando autorizado.

Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes

Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços

Proteção do crédito e procedimentos de cobrança.

DADOS FINANCEIROS

(i) Nome/número do banco;

(ii) Número da conta corrente/poupança;

(iii) Número da agência bancária;

(iv) Número de cartão de crédito/débito;

 

Cumprir as obrigações decorrentes dos Serviços e dos contratos assinados por Você, representando o Aluno, inclusive para o processamento de operações financeiras;

 

IDENTIFICAÇÃO

Imagem do responsável legal, responsável financeiro ou de visitantes, quando aplicável.

Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.

Eventos institucionais, acervo histórico, uso institucional, educativo e social.

Uso publicitário, quando autorizado.

 

11.3 CANDIDATOS

11.3.1 Coleta de dados pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados a partir da sua inscrição no processo seletivo e/ou atualização de cadastro, além de dados coletados automaticamente, no uso do site ou outra(s) plataforma(s) Nossa(s), e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo

(ii) Telefone celular e residencial

(iii) E-mail

(iv) Endereço completo

(v) Número de identidade e CPF

 

Cumprir sua missão educacional.

 

Cumprir obrigação legal, compartilhando com terceiros e autoridades, quando requisitado e necessário.

 

Promover o melhor relacionamento com você

 

Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos, quando autorizado.

 

Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes

 

Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços

 

Garantir a sua segurança;

Identificação na Plataforma para prestação de serviços educacionais em ambiente eletrônico.

IDENTIFICAÇÃO

Imagem do Candidato, quando aplicável.

 

Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.

 

IDENTIFICAÇÃO DIGITAL

(i) Endereço IP, telas acessadas, datas e horários de cada ação realizada no site da LIGA

(ii) Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário)

(iii) Conta de acesso e Cookies.

 

Identificar e autenticar o Candidato

 

Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos Nossos serviços.

 

Aperfeiçoar o uso e experiência no site/plataforma.

 

SAÚDE

(i) Informações sobre necessidades especiais

(ii) Informação se é portador de alguma deficiência.

 

Proteção da vida e da saúde

 

Atendimento às políticas públicas

 

Atendimentos emergenciais

Atendimento especial em processo seletivo

 

Cumprimento de obrigação legal e regulatória

 

CADASTRAIS

Origem racial ou étnica

 

Cumprimento de obrigação legal e regulatória educacionais

 

11.3.2 Dados necessários.

Muitos de nossos serviços dependem diretamente de alguns Dados informados na tabela acima, principalmente Dados cadastrais. Caso Você opte por não fornecer alguns desses Dados, podemos ficar impossibilitados de prestar total ou parcialmente nossos serviços à Você.

11.3.3 Compartilhamento de senhas.

 Você também é responsável pelo sigilo de seus Dados Pessoais e deve ter sempre ciência de que o compartilhamento de senhas e dados de acesso viola esta Política e pode comprometer a segurança dos seus Dados e dos Nossos Ambientes.

11.3.4 Cuidados que você dever tomar.

É muito importante que Você proteja seus Dados contra acesso não autorizado ao seu computador, conta ou senha, além de se certificar de sempre clicar em “sair” ao encerrar sua navegação em um computador compartilhado

11.4 VISITANTES

11.4.1 Coleta de dados pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados a partir da sua visita em um de nossos ambientes físicos, e incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo

(ii) Número de identidade e CPF

 

Garantir a segurança dos alunos e dos visitantes.

 

Identificar você para acesso aos ambientes físicos

 

IDENTIFICAÇÃO

Imagem de visitantes, quando aplicável.

 

Identificação, autenticação, segurança através de monitoramento por câmera.

 

Eventos institucionais, acervo histórico, uso institucional, educativo e social.

11.5 PROSPECTS/PRÉ-CADASTRO ALUNOS

11.5.1 Coleta de Dados Pessoais.

Os Dados, incluindo Dados Pessoais, poderão ser coletados quando você deseja fazer uso de nossos serviços e os submete na ficha de inscrição, mas não conclui o processo de cadastramento, mediante interação com Nossos Ambientes, o que incluem:

TIPOS DE DADOS

 

DADOS PESSOAIS

FINALIDADE DO USO DOS DADOS

 

CADASTRAIS

(i) Nome completo;

(ii) Data de nascimento;

(iii) Número de identidade e CPF;

(iv) Endereço;

(v) Telefones fixo e celular; e

(vi) E-mail.

 

Envio de atualizações dos Nossos eventos, notícias institucionais e/ou acadêmicas e lançamentos de cursos e produtos.

 

Permitir o fornecimento de serviços mais personalizados e adequados às suas necessidades, tais como páginas, conteúdos e anúncios relevantes

 

Identificar os perfis, hábitos e necessidades para eventuais ofertas de serviços

 

Continuidade de cadastro

 

IDENTIFICAÇÃO

DIGITAL

(i) Endereço IP, telas acessadas, datas e horários de cada ação realizada no site da LIGA

(ii) Informações de dispositivo (versão do sistema operacional, geolocalização e outros aplicativos instalados, se necessário) e

(iii) Cookies.

Aperfeiçoar o uso e experiência no site/plataforma.

 

Cumprir as obrigações decorrentes do uso dos Nossos serviços.

 

  1. MEDIAÇÃO E FORO DE ELEIÇÃO

Esta política está sujeita à Lei da República Federativa do Brasil e o Foro Central da Comarca do Rio de Janeiro é competente para dirimir qualquer controvérsia com relação à mesma.

POLITICA DE COOKIES

 Esta Política de Cookies aplica-se aos sites do Instituto Superior de Ensino LIGA tais como celsolisboa.edu.br, app.celsoonline.com.br, portaldoaluno.celsolisboa.edu.br, pos.celsolisboa.edu.br, escoladeartes.celsolisboa.edu.br, experimenteantes.com.br, aplicativos e plataformas operadas por nós ou em nosso nome (“Nossas Plataformas Digitais”).

É neste espírito que nós procuramos explicar, de forma transparente e específica, como, quando e o porquê da utilização de Cookies.

Ao acessar as Nossas Plataformas Digitais, você autoriza o uso de cookies de acordo com a presente Política. Caso não concorde com o uso de Cookies dessa forma, você deverá ajustar as configurações de seu navegador para não permitir seu uso ou não acessar as Nossas Plataformas Digitais.

Desabilitar o uso de cookies poderá impactar em sua experiência como usuário ao visitar as Nossas Plataformas Digitais.

  1. O que são cookies?

Os Cookies são arquivos digitais com pequenos fragmentos de dados (e geralmente com um identificador único), que são salvos e armazenados no dispositivo do usuário de uma plataforma digital. Eles podem ser classificados como Cookies Temporários (sendo automaticamente apagados quando o navegador ou aplicativo é encerrado) ou Cookies Persistentes (que permanecem armazenados no dispositivo até uma data de expiração definida), bem como Cookies Originais (definidos pelo responsável que opera a Plataforma) ou Cookies Terceiros (definidos por aplicações sob responsabilidade de terceiros).

Os Cookies podem ser categorizados conforme o seu propósito.

Existem Cookies que são estritamente necessários para o correto funcionamento das plataformas, enquanto outros coletam dados estatísticos com a finalidade de analisar a utilização da plataforma e seu respetivo desempenho. Há Cookies que são utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais das plataformas ou para guardar as preferências definidas pelo usuário no uso da plataforma, sempre que utilizar o mesmo dispositivo. Outros Cookies podem ainda servir para medir o sucesso de aplicações e a eficácia da publicidade de terceiros.

  1. Por que usamos cookies?

Nós utilizamos o recurso de cookies para armazenar suas preferências e aprender como você navega em nosso site, com estas informações podemos melhorar a sua experiência de navegação em nosso conteúdo tanto em termos de performance, como em termos de usabilidade, uma vez que os conteúdos disponibilizados serão direcionados às necessidades e expectativas do usuário.

A utilização de Cookies é algo comum em qualquer plataforma digital atualmente. O seu uso não prejudica de forma alguma os dispositivos (computadores, tablets, celulares, etc.) dos usuários em que são armazenados.

Os Cookies permitem que uma plataforma digital memorize informações sobre a visita do usuário, o seu idioma preferido, a sua localização, a recorrência das suas sessões e outras variáveis que nós consideramos relevantes para tornar a sua experiência muito mais eficiente.

Os cookies também poderão ser utilizados para compilar estatísticas anônimas e agregadas que permitem entender como os usuários utilizam as Nossas Plataformas Digitais, bem como para aprimorar suas estruturas e conteúdo. Não podemos identificá-lo pessoalmente por meio desses dados.

  1. Tipos de Cookies que utilizamos:

4.1 Cookies de sessão – Eles são temporários, permanecerão em seu dispositivo até o momento em que o usuário saia do site. Após isso eles perdem a validade.

4.2 Cookies permanentes – Ficam armazenados no navegador em seus dispositivos de acesso (computador, celular ou tablet), até que sejam excluídos (o tempo que o Cookie permanecerá no dispositivo depende da duração do “tempo de vida” do Cookie específico e das configurações do navegador utilizado).). Eles serão utilizados sempre que o usuário fizer uma nova visita ao Nosso site. Direcionando assim a navegação de acordo com os interesses de quem acessa, permitindo-nos prestar um serviço personalizado.

Desse modo, listamos abaixo os tipos de Cookies utilizados nas Nossas Plataformas Digitais:

TIPO

 O QUE FAZ

DADOS

Necessário

 

Esses Cookies são essenciais para que as Nossas Plataformas Digitais funcionem corretamente. Eles permitem que o usuário navegue em nossos sites e use todas suas funcionalidades. Os exemplos incluem lembrar ações anteriores (por exemplo, textos inseridos) quando você volta a navegar em uma página em uma mesma sessão. Sem eles alguns serviços não poderão ser prestados

 

Esses Cookies não identificam o usuário.

 

FUNCIONALIDADE

Esses Cookies permitem que as nossas Plataformas Digitais armazenem as escolhas do usuário (como seu nome de usuário, idioma ou região onde se encontra) para proporcionar uma experiência personalizada e não sendo necessário estes preenchimentos novamente.

 

 

Esses Cookies coletam dados de usuário quando fornecido e podem identificá-lo.

 

COOKIES DE PROPAGANDA

São usados para apresentar publicidade relevante ao usuário, tanto dentro quanto fora das Nossas Plataformas Digitais ou em sites de parceiros, bem como para saber se os usuários que visualizaram a publicidade visitaram as Nossas Plataformas Digitais após a terem visualizado. Os Cookies de Propaganda também podem ser utilizados para lembrar eventuais pesquisas realizadas pelos usuários nas Nossas Plataformas Digitais e, com base nestas pesquisas realizadas, apresentar aos usuários anúncios relacionados aos seus interesses. Estes cookies ajudam a medir a eficácia da publicidade nos Nossos sites.

 

Esses Cookies coletam dados de usuário quando fornecido e podem identificá-lo.

 

Cookies de Pesquisa, Análise e Desempenho

 

A finalidade deste tipo de Cookie é ajudar a entender o desempenho das Nossas Plataformas Digitais, medir a audiência delas, verificar os hábitos de navegação e interação dos usuários dos nossos sites, bem como a forma pelo qual chegou à página deste (por exemplo, através de links de outros sites, buscadores ou diretamente pelo endereço), fornecendo assim dados que permitam a análise de tempo de visita, problemas encontrados, como mensagens de erro. Ajudando assim a melhorar o desempenho dos nossos sites.

 

Esses Cookies não identificam o usuário

 

  1. Como posso controlar ou excluir cookies?

A maioria dos navegadores de Internet são configurados para aceitar automaticamente os Cookies. Você pode alterar as configurações para bloquear o uso de Cookies ou alertá-lo quando um Cookie estiver sendo enviado para seu dispositivo. Existem várias formas de gerenciar Cookies. Consulte as instruções do seu navegador ou a seção de ajuda para saber mais sobre como ajustar ou alterar as configurações do seu navegador.

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Caso o usuário utilize dispositivos diferentes para acessar as Nossas Plataformas Digitais (por exemplo, computador, smartphone, tablet, etc.) deverá assegurar-se de que cada navegador de cada dispositivo está ajustado para atender suas preferências quanto aos Cookies.

Para que o usuário possa, de forma simples e intuitiva, gerir suas preferências quanto aos Cookies a partir do seu navegador, poderá utilizar um dos links abaixo:

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Para mais informações sobre “Navegação como Incógnito” e gestão de Cookies no browser Chrome, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do browser Internet Explorer, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies a partir do Safari, clique aqui

Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de Cookies no browser Opera, clique aqui.

  1. Cookies utilizados e respectivas finalidades

Nós apresentamos abaixo, a título exemplificativo, os detalhes sobre o uso de alguns Cookies utilizados em Nossas Plataformas Digitais, bem como as finalidades de tratamento dos dados que os justificam.

COOKIE

VALIDADE

FINALIDADE

_gid

Cookie Persistente: expira em 1 dia

Este Cookie armazena dados estatísticos sobre como os visitantes utilizam o site.

_ga

Cookie Persistente: expira em 2 anos

Este Cookie armazena dados estatísticos sobre como os visitantes utilizam o site – associado ao Google Analytics.

lidc

Cookie Persistente: expira em 1 ano

Este é um cookie da Microsoft MSN que garante o bom funcionamento deste site.

bscookie

Cookie Persistente: expira em 2 anos

Usado pelo serviço de rede social, LinkedIn, para rastrear o uso de serviços incorporados.

MUID

Cookie Persistente: expira em 1 ano

Este cookie é amplamente utilizado na Microsoft como um identificador de usuário exclusivo.

_fbp

Cookie Persistente: expira em 3 meses

Usado pelo Facebook para fornecer uma série de produtos de publicidade, como anúncios externos em tempo real.

YSC

Cookie de Sessão: O cookie é deletado quando o CLIENTE fecha o navegador

Este Cookie serve para armazenar estatísticas de quais vídeos os usuários têm assistido do YouTube.

fr

Cookie Persistente: expira em 3 meses

Cookies voltados para publicidade online – facebook.com

lang

Cookie de Sessão: O cookie é deletado quando o CLIENTE fecha o navegador

Usado para armazenar preferências de idioma, potencialmente para exibir conteúdo no idioma armazenado.

lissc

Cookie Persistente: expira em 1 ano

Cookies voltados para publicidade online – linkedin.com

  1. DEFINIÇÕES

Usuário: Toda pessoa física que utilizar ou visitar o(s) Nosso(s) site(s) ou aplicativo(s).

Dados: Quaisquer informações inseridas, tratadas ou transmitidas através dos Nossos Ambientes.

Dados Pessoais: Dados relacionados a pessoa natural identificada ou identificável

Tratamento de dados: Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração. Pode estar em formato digital, analógico ou físico.

Nossos Ambientes: Designa os endereços eletrônicos vinculados à LIGA, tais como celsolisboa.edu.br, app.celsoonline.com.br, portaldoaluno.celsolisboa.edu.br, pos.celsolisboa.edu.br, escoladeartes.celsolisboa.edu.br e seus subdomínios

Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos Nossos Ambientes, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil. 

  1. FORO

8.1 Lei aplicável e foro.

Essa Política de Cookies será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro do seu domicílio para dirimir qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.